Selecione seu idioma

domingo, 3 de julho de 2011

Esaú e Jacó: "em troca de um prato de lentilhas"

Image Google


"em troca de um prato de lentilhas" Esaú e Jacó - Leia mais: próximo dia 05 de julho - Primeira Igreja Batista de Curitiba

Esaú e Jacó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esaú e Jacó é uma história do livro de Gênesis, parte integrante da Bíblia. Trata da relação entre os filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, o que nascera primeiro fora Esaú. A mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó, chegando a planejar junto com ele, para enganar o pai que estava velho e já não enxergava bem. Rebeca ajudou Jacó a passar-se por Esaú, para roubar o direito deste. O fato cria uma inimizade grande entre os gêmeos. No entanto, nos capítulos 32 e 33 de Gênesis nós encontramos a reconcilição destes dois irmãos. Esta história faz parte dos acontecimentos bíblicos mais conhecidos. A história dos irmãos inspirou o livro de Machado de Assis, que também relata a rivalidade entre irmãos gêmeos, tendo a mãe no centro da disputa. Em 2004, foi lançado o livro O Gosto da Glosa: Esaú e Jacó na Tradição Judaica da autoria da psicanalista Daisy Wajnberg, que discute este que é um dos trechos mais debatidos da Bíblia Hebraica.




NÃO TROQUE SUA BÊNÇÃO, POR UM PRATO DE LENTILHAS

Certa vez estava Jacó a guisar um prato de lentilhas, quando apareceu Esaú, que regressava de uma fatigante caçada.
Dá-me - pediu Esaú - um pouco dessa comida, que estou a cair de fome.
- Pois não - concordou Jacó - mas, em troca, terás de ceder-me o direito de primogenitura. Serve a troca?
- Estou a morrer de fome - refletiu Esaú - de que me serve a primogenitura? E esse guisado parece excelente e apetitoso!
E, sem mais hesitar, aceitou a proposta do irmão e respondeu:
- Prometo concordar com a troca.
- Pois seja tua promessa feita sob juramento - exigiu Jacó.
Feito o juramento, Esaú comeu e bebeu sem imaginar que havia cedido, por uma insignificância, um dos seus mais preciosos direitos.
Muitos homens há que à semelhança de Esaú, sacrificam o futuro e arruínam a vida, trocando bens valiosos pelo prazer momentâneo de um prato de lentilhas!

Confesso que sou encantado pelas mensagens bíblicas.

A Bíblia é um Livro que desvenda todos os mistérios da alma humana, com Fantástico poder de revelação dos aspectos positivos e negativos da personalidade humana.

A Bíblia é verdadeira, pois revela todas as capacidades de grandezas e de indignidades da espécie humana.

A Bíblia mostra o Céu e o Inferno, da impenetrável psicologia humana.

Um dos maiores pregadores do Evangelho que conheço é o Pastor Pascoal Piraginne, Pastor titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

O Pastor Pascoal, cuja integridade espiritual e moral eu confio, é um exegeta primoroso do estudo da psicologia humana, das grandezas e sordidez da alma humana.

Pastor Pascoal usa e abusa da psicologia humana, para demonstrar todos os aspectos e condições de fragilidade da nossa humanidade, em face dos desígnios divinos.

Tenho muitas saudades dos bons tempos em que frequentei os cultos da Primeira Igreja Batista de Curitiba, e podia aprender com as palavras sábias e inspiradoras do Pastor Pascoal Piraginne..

Semanalmente assisto o programa "Dia-a-Dia", patrocinado pela Primeira Igreja Batista de Curitiba, vejo o semblante de profundo conhecimento bíblico do Pastor Pascoal, e fico atento às suas palavras, fico embevecido com suas mensagens, ricas em ensinamentos.

Tenho escrito, diariamente, sobre a necessidade de cuidar do meio-ambiente, proteger e preservar os ecossistemas e as biodiversidades, e, enquanto admirava o simpático e afável semblante do meu admirado ídolo, comecei a relembrar os conflitos de Esaú e Jacó, que durante muitos anos abordei em diferentes mensagens.

Por quê Esaú trocou sua bênção paterna por um prato de lentilhas, que teologicamente também era divina?

O quê aconteceu com Esaú, que o impediu de mensurar a diferença entre a "Bênção" (Paterna e Divina), por um simples prato de lentilhas?

Lembrando do texto bíblico, lá no Livro de Gênesis, e contextualizando para os dias de hoje, causa admiração e espanto verificar que somos incapazes de aprender com os erros de nossos semelhantes, pois na nossa vida diária trocamos a "Bênção" Paternal da Divindade, por um simples prato de lentilhas.

Qual tem sido a minha lentilha?

Tenho refletido, diariamente, quantas bênção divinas, quantas belezas naturais, quantos momentos de encanto, magia, felicidade, paz de espírito, tranquilidade, saúde, descanso, tenho perdido, porque troquei minha "Bênção", por pratos de lentilhas?

Quantos remédios são necessários para tranquilizar o espírito que trocou a "Bênção", por um "prato de lentilhas?

Quantas seções de análise no consultório médico?

Trocamos o respeito mútuo, a educação, a civilidade, a ciência, a educação, o companheirismo, o altruísmo, a paz, a conciliação, a família, o contato com a natureza, a preservação da vida, por simples pratos de lentilhas.

Existem diferentes "Bênçãos" que perdemos, em troca de milhares de pratos de lentilhas oferecidos diariamente através dos veículos de comunicação.

Este é um momento crucial na vida de todos nós, quando precisamos decidir se queremos a "Bênção", ou o prato de lentilhas.

Convido todos os meus amigos, no Brasil e em todo o Mundo, seguidores no Twitter, no Facebook e leitores do www.dia-da-terra.blogspot.com , para que juntos, façamos uma profunda meditação sobre os ricos ensinamentos deste trágico momento na vida de Esaú, que abriu mão da sua "Bênção" paterna, por um simplório e insignificante "prato de lentilhas".

Quando for possível, visite a Primeira Igreja Batista de Curitiba, conheça o Pastor Pascoal, e aprenda com suas inspiradoras mensagens bíblicas.

RUI SANTOS DE SOUZA
Brasil, Curitiba, 05 de julho de 2011 - 20h:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.